Hatha Vyniasa.Restaurativo.Nidra.Meditatção

Os meus métodos de ensino focam-se no equilibrio energético e fisíco das sequências das práticas para adquirir tomada de consciência através da respiração.

Yoga é união de corpo e mente e é também a união com as nossas tendências e limitações, como respeitar e encontrar o momento certo para as ultrapasar. Sentir-nos bem com  nosso corpo e espírito requer essa tomada de consciência, onde reconhecemos e aceitamos o que está presente e fluimos na prática com tudo o que somos. Presença é o que nos permite dar um passo adiante.

 

A prática de Hatha Vinyasa permite fluir com a respiração dentro dos alinhamentos essenciais que permitem a energia seguir na direção certa para desbloquear algo que nos permita dar mais um passo em frente. A criação de calor libera toxinas purficando os canais energéticos. A força muscular numa estrutura alinhada cria uma correcta postura corporal que previne dor e  possibilita a capacidade de encontrar uma confortável possição de meditação para prolongar o tempo de silêncio estável nas viagens da consciência.

As aulas podem ser gentis ou mais fisicas dependendo do nível de cada aluno e dos objectivos pessoais de cada um.

 

A práctica de Yoga Restaurativo convidanos a aprender a relaxar e a recuperar a integridade fisíca e mental. Com a ajuda de suportes viajamos conscientemente pela libertação de tensões dissolvendo e libertando acumulações instaladas nas zonas mais profundas do corpo. Activamos o sistema nervoso parasimpatético através de alinhamentos que veêm da prática terapeutica do Iyengar yoga. Re-aprendemos a conectar com a respiração permanecendo nas posturas por longa duração, activando o fluir da corrente sanguínea para chegar às zonas mais reconditas dos ligamentos, musculos, tendões... estimulando os orgãos, e todas as células do corpo fisico reduuzimos pressão arterial, stress, ansiedade, dor fisica e emocional.

 

 

Nidra:Prática de Expansão de Consciência

"Quase não tem limites. O Yoga Nidra pode ajudar em quase todo o todos os tipos de desiquilibrios" 

Swami Satyananda

 

Claridade e calma são os estados que os praticantes de Nidra sentem de imediato. Ao fim de duas semanas de prática o sono tornasse mais reparador e os níveis de stress diminuem. Ao fim de alguns meses conhecemos partes de nós de que não tinhamos consciência anteriormente, e mudanças nos estados emocionais e de comportamento começam a acontecer.

 

As sobrecargas fisicas, emocionais e mentais do dia a dia acumulam no corpo fisíco provocando distúrbios que podem ir de simples ansiedades a estados de isónia ou lesão física. Se tivermos mais consciência onde as nossos limites se encontram torna-se mais fácil ultrapassar estas dificuldades e evitar stress e doenças.

Esta prática está a ser explorada e recomendada por psicólogos e psiquiatras desde Inglaterra até à Austrália, o sucesso de superar casos de insónia a resolver casos traumáticos são imensos, mergulhar nos nossos níveis do inconsciente estão a permitir alterar padrões de coportamento e transmutação genética. Em Amsterdão tenho tanto casos de terapia privada com Yoga Nidra com a prática regular em sala de aula a demonstrar excelente progressão e resolução de conflitos e/ou doenças prolongadas.

Existem poucas limitações terapeuticas no Yoga Nidra, e existem estudos cientificos que provam os seus benefícios em:

- Alívio de tensão e stress

- Fadiga e insónia

- Controle de dor

- Preparação e recuperação de cirurgia

- Stress pós-traumático

- Entre outros

 

Quando parece que não temos tempo para praticar, esses são os momentos que necessitamos mais. Quando perturbados, desconfortável ou irrequieto esta prática mostrará ainda melhor os seus resultados levando-o a observar e libertar a origem destas agitações ou levando a um estado de sono reparador, se for essa a necessidade do corpo.